terça-feira, 5 de outubro de 2010

“Arquitecturas Populares: Memórias do Tempo e do Patrimônio”

Entre os dias 7 e 28 de outubro de 2010, Fortaleza recebe a exposição de fotografias “Arquitecturas Populares: Memórias do Tempo e do Patrimônio”, do arquiteto português António Menéres. As obras estarão expostas no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941, Centro). A exposição será aberta na próxima quinta-feira, 7 de outubro, às 18 horas.

Menéres, professor da Universidade do Porto, visita o Brasil pela 17ª vez. O arquiteto mantém estreita relação de amizade com arquitetos cearenses, já tendo estado em Fortaleza em vários momentos. Já na cidade do Porto, é considerado uma espécie de “cônsul arquitetônico” para os brasileiros que visitam a cidade portuguesa.

A exposição é composta de 84 fotografias divididas em blocos temáticos, que são: As velhas memórias; Ambientes; Habitação; A Arquitetura do trabalho: o sol, a terra e a água; A Arquitetura do sentimento religioso; O “saber” do detalhe; e Gentes. A mostra remonta ao período em que Menéres, recém-formado, participou do Inquérito à Arquitetura Portuguesa, realizado pelo Sindicato dos Arquitetos Portugueses há 50 anos. Ele integrou a “equipa” dirigida pelo conhecido arquiteto Fernando Távora.


Exposição “Arquitecturas Populares: Memórias do Tempo e do Patrimônio” - fotografias do Arquiteto António Menéres
De 7 a 28 de outubro de 2010 - abertura no dia 7 (quinta-feira), às 18 horas
Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941, Centro)
Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 10 às 20 horas; e aos domingos, das 10 às 18 horas
Entrada franca

Nenhum comentário: