sábado, 9 de outubro de 2010

Missa do Vaqueiro na Festa de Sã Francisco de Canindé

Acontece, hoje, a partir das 10 horas, na Igreja de São Pedro, neste Município, a 40ª edição da tradicional Missa do Vaqueiro. O evento faz parte da programação da romaria em homenagem a São Francisco das Chagas. A festa foi iniciada na última quinta-feira e prossegue até o dia 17 de outubro.

Este ano, a festa em homenagem ao vaqueiro, maior símbolo vivo do sertão nordestino, sai do Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier, às 8 horas. O cortejo percorre a Avenida São Francisco, ruas Joaquim Magalhães, Romeu Martins, Joaquim Custodio, José Veloso Jucá, Travessa J. Pinto até chegar na Igreja de São Pedro, totalizando um percurso de cinco quilômetros.

Histórico

A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do poeta popular Raimundo Marreiro, já falecido, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira (hoje Mestra da Cultura do Ceará) Dina Maria Martins. A ideia é manter viva uma tradição entre vaqueiros e a fé.

De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro daquele ano, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a missa e a cavalgada da fé contaram com a presença do inesquecível "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, grande divulgador dos temas e tradições do sertão.

Os festejos são coordenados pela Associação dos Vaqueiros de Canindé, com o apoio da Cavalaria Montada da Policia Militar, Guarda Municipal e batedores da Polícia Militar. A quarta edição da Missa dos Vaqueiros terá a participação do pároco e reitor do santuário de São Francisco, frei João Amilton dos santos. Para Dina Martins, a missa é uma forma de render homenagens a um dos santos mais populares do Nordeste e valorizar a tradição do ofício de vaqueiro.

"Estamos realizando mais uma missa na maior romaria franciscana das Américas, e esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários Municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina, quando estamos na luta diária entre cavalo e gado", ressalta a integrante da Associação.

Homenagem

Canindé é o único Município do Ceará que tem uma data especial para celebrar a coragem e determinação do vaqueiro. "Nossa categoria comemora uma data especial, no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei Municipal 2.051, de 29 de abril de 2008", afirma a vaqueira Dina Martins. ste ano, os vaqueiros saem em cortejo pelas principais ruas da cidade até a igreja de São Pedro. Os organizadores esperam que cerca de 1.500 vaqueiros participem da missa.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste. EFotografia de Alex Costa.

Nenhum comentário: