sábado, 30 de outubro de 2010

Novembro com Arte no Cariri


Novembro no Cariri virou sinônimo de mês das artes nas ruas e casas de espetáculo. Começa no dia 5 e vai até o dia 27, a II Guerrilha do Ato Dramático Caririense, no Teatro Rachel de Queiroz, no Crato. O evento terá 44 espetáculos teatrais, superando a edição anterior, que contou com 16 apresentações e 3 mil espectadores.

Este ano, também quase dobra o público, estimado pelos organizadores em mais de 5 mil pessoas, durante os 23 dias de apresentações. A II Guerrilha será aberta às 17 horas do dia 5, com procissão de abertura e a participação do Circo-Escola Alegria, grupos, atores e brincantes, seguindo da Praça 3 de Maio até a Praça da Sé, onde haverá o "Show do Além", com Luizinho Brega Star e as Magrecitas.

Também haverá abertura da exposição 25 anos da Cia. Teatral Livremente, no Teatro Rachel de Queiroz, na cidade do Crato. O evento foi criado em 2009 pela Sociedade Cariri das Artes/Cia. Cearense de Teatro Brincante e Sociedade de Cultura Artística do Crato, Pontos de Cultura do Brasil, consorciadas com grupos e companhias de teatro e dança atuantes na região.

Segundo o coordenador, Cacá Araújo, a Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um dos mais importantes projetos de inclusão e afirmação cultural em artes cênicas do interior nordestino, consolidado como instrumento de valorização, incentivo e desenvolvimento das artes no Cariri cearense, fortalecendo-o, inclusive, como destino turístico e cultural. Ele afirma que no primeiro momento, ano passado, o público foi formado de espectadores de todas as idades, revelando a vitalidade das artes cênicas e o potencial de plateia caririense.

A edição de 2010 terá a participação de 44 espetáculos de teatro e dança realizados por 26 companhias, todas do Cariri. Serão dois espetáculos por noite, 19h e 20h30, nas modalidades palco à italiana e arena, além de dois shows musicais e performances circenses. Este ano, conforme o coordenador, espera-se contar com um público de conterrâneos e visitantes, prestigiando e reconhecendo a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos de identidade local. Para Cacá, eventos deste porte são de grande importância em possibilitar o direito à livre existência da pluralidade de linguagens e tendências artísticas e culturais. "Em meio a essa avalanche destruidora, a resistência de afirmação da identidade popular tem se dado pela bravura de grupos alternativos", diz ele. Esse trabalho, segundo o artista, tem o reforço de programas públicos de desenvolvimento cultural e parcerias com entidades de classe, sempre almejando oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história.

Fonte: Caderno Regional/ Diario do Nordeste. Imagem Peça O Pecado de Clara Menina, de Cacá Araújo, fará parte da programação da II Guerrilha do Ato Dramático, que inicia no dia 5, em Crato. O evento promove a cultura popular. Fotografia Elizangela Santos

Nenhum comentário: