quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A capacitação do Turismo no Cariri

O mercado do turismo se abre para uma nova perspectiva na região do Cariri. A capacitação profissional e a formalização dos empreendimentos como hotéis e restaurantes já têm sido constatadas. Só não há números que indiquem isso na prática, mas as pesquisas avançam para essa realidade, enquanto novos profissionais são formados e a mídia nacional e os investidores, como agentes de turismo nacionais e internacionais, são chamados ao Cariri para conhecer esse potencial. Os empresários estão empolgados, e se aliam a instituições para a capacitação profissional e qualificação dos empreendimentos.

Segundo a mestre em Geografia do Turismo, professora Luciana Lacerda, tem chamado a atenção o interesse dos empresários de firmar parceria com as instituições, que pela primeira vez também despertam para entrar com agentes formadores. Ela destaca todo o trabalho que tem sido desenvolvido por meio do geoturismo, um dos pontos importantes do projeto Geopark Araripe. "No Cariri temos esse importante produto a ser vendido e levado ao conhecimento das pessoas", aponta.

"Pela primeira vez no Cariri, a gente percebe que o trade turístico está preocupado com a qualificação para o setor e instâncias governamentais como o Sebrae, Urca, Senac e setor produtivo caminham juntos nesse sentido. São órgãos que estão atuando diretamente com empresários do setor", afirma. Ela destaca a capacitação de condutores e a formação de técnicos na área, que já é uma realidade na região.

No mês de novembro próximo será realizado, no Cariri, encontro com a imprensa nacional, principalmente de jornais e revistas direcionados ao turismo. O intuito é mostrar aos profissionais de imprensa os potenciais da região, principalmente na área do geoturismo. Em seguida, conforme Luciana, será a vez dos representantes de agência de turismo e principais operadoras do Brasil, para participarem de encontro e incluírem o Cariri em seus roteiros. E isso tem acontecido com algumas agências da Capital do Estado. Mesmo que não se tenha números tão significativos, já é um sinal positivo, segundo ela.

Está sendo formatado um manual de roteirização turística, por meio do Sebrae e Geopark para ser apresentado durante a visita dos representantes da imprensa e das agências de várias partes do País. "Com esse território roteirizado será bem mais fácil sermos incluídos nesse marketing do turismo nacional".

O Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, - cidade que recebe atualmente o maior número de turistas e visitantes da região em virtude das romarias, com foco no Padre Cícero -, afirma que tem ocorrido a forma-lização de novos empreendimentos. São micro e pequenas empresas na área de hotéis e restaurantes na cidade, o que, segundo ele, demonstra também uma possível profissio-nalização e aponta para uma melhoria no processo de qualificação profissional. Mas, salienta que o espaço de informalidade ainda é muito grande, principalmente na área de hospedagem, com os ranchos e pousadas no Município.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

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