segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Área de carcinicultura ganha reflorestamento

Cerca de 1200 mudas de árvores típicas do mangue serão plantadas hoje em Icapuí. A ação faz parte do apoio técnico à Associação Comunitária de Criadores de Camarão, na Praia de Requenguela, a 1,5Km da sede. Esse será o terceiro plantio na área onde funciona o projeto de carcinicultura, desde a sua implantação em 1999. Além do reflorestamento, também haverá uma contagem de locas de caranguejo e de espécimes vegetais nativas do mangue.

A iniciativa vem sendo desenvolvida em parceria com a Associação e mais a Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal Rural do Semiárido e com apoio do Ministério da Pesca da Fundação do Banco do Brasil. Segundo informou o professor de Economia Agrícola da UFC, Rogério César Pereira de Araújo, esse trabalho é pioneiro em todo o País, pois consiste em oferecer uma atividade produtiva para uma comunidade, com técnicas adequadas à sustentabilidade da produção, que atende 17 famílias.

Considerados como sócios, os participantes da Associação são responsáveis pela administração do projeto, alimentação dos camarões e pela segurança da área. Este ano, numa área de 23 hectares, houve uma produtividade de 29 toneladas.

Nenhum comentário: