sábado, 1 de março de 2008

Dicas para atrair aves para sua casa

Fornecer alimento: milho, arroz, alpiste, semente de girassol. Pão duro ralado pode ser aproveitado, depois de molhado para que fique mole. O comedouro pode ser uma simples lata, vasilha de plástico ou caixa de madeira. Plataformas para grãos podem ser instaladas em sacadas ou sobre uma estaca. Também podem ser oferecidas frutas como banana, laranja, mamão e goiaba. Plantar o maior número possível de vegetais que atraem aves, desde pequenas folhagens (solução para sacadas de apartamentos) até arbusto se árvores.

Onde houver fiação elétrica é preciso escolher espécies adequadas, de pequeno porte (máximo de 10 metros) para não atingir os fios. A relação de espécies que atraem aves é muito extensa e o critério de escolha acabará sendo a facilidade de conseguir mudas. Dar preferência para plantas floridas ou com frutos. Fornecer água (trocando a vasilha todo dia) e caixas para ninhos também atraem aves.

FONTE: Luiz Fernando Figueiredo, do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) da Universidade de São Paulo (USP), que mantém um site com essas e outras dicas -www.ib.usp.br/ceo/jardim/comoatrair.htm

Nenhum comentário: