domingo, 30 de março de 2008

Fóssil de 110 milhões de anos sai ilegalmente do país e é posto à venda por R$ 1,2 milhão


Um fóssil de 110 milhões de anos, oriundo do patrimonio geológico e paleontológico da Bacia Sedimentar do Araripe sai ilegalmente do país e é posto à venda por R$ 1,2 milhão(700 mil dólares) em leilão pela internet. Reportagem de hoje da Folha de São Paulo, no Caderno Ciencia.
Enquanto isto o nosso GEOPARK ARARIPE "dorme em berço esplendido" e as reformas e melhorias do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri ainda estão em compasso de espera.

Se faz necessária uma postura firme do nosso Governo do Estado do Ceará, contra este estado de coisas, cumprindo a promessa do Sr. Governador do Estado Cid Gomes, dando continuidade à ação iniciada no Governo Lúcio Alcantara, reconhecida pela UNESCO, com o credenciamento do GEOPARK ARARIPE como um componente do Geoparks Program UNESCO, no Congresso de Belfast/ Irlanda, em Setembro/ 2006.
Há exatos 208 anos que nosso patrimonio geológico e paleontológico, citado originalmente pelo naturalista Feijó e confirmada a descoberta pelos naturalistas alemães Spix e Martius, vem sendo retirado ilegalmente do pais e comercializado em todo o mundo, configurando crimes ambientais e contra o nosso patrimonio e cultura.


Imagem do fóssil publicada pelo site http://paleodirect.com/

Nenhum comentário: