quinta-feira, 27 de março de 2008

Vila Mosquito, em Caucaia teve seu projeto de requalificação urbana e ambiental aprovado pelo PAC


A Vila Mosquito, no bairro Parque Tabapuá, em Caucaia, teve seu projeto de requalificação urbana e ambiental aprovado hoje pelo PAC/ Plano de Aceleração de Crescimento do Governo Federal.

A avaliação foi feita pela GIDUR/ CEF. Gerencia Regional de Desenvolvimento Urbano da Caixa Economica Federal, em Fortaleza, nesta mesma data de sua apresentação. A proposta, elaborada pela equipe Ibi Tupi Projetos e Consultoria, para a SEINFRA/ CAUCAIA, coordenada pelo Professor/ Arquiteto José Sales, foi realizada em prazo recorde, sugere o reassentamento de parte de uma população hoje localizada em área de risco ambiental e social, dentro da APA RIO CEARÁ e em outra parte localizada de forma irregular na faixa de domínio da Rodovia BR 222. Consequentemente teremos início de recomposição do bioma do manguezal, naquela situação específica que alcança algo da ordem de 30 hectares.

A proposição é inédita, porque pela primeira vez se coloca a recuperação de um patrimonio ambiental "pari passu" com a requalificação de populações assentandas inadequadamente dentro de uma área de proteção ambiental. Este é um primeiro passo para recuperação do bioma manguezal do Rio Ceará. E esta seria uma primeira etapa de realizações.

Cinco grandes feitos foram conseguidos com esta aprovação. Primeiro: a proposta foi realizada, em tempo recorde. Segundo, a mesma foi aprovada quando da sua apresentação, o que é algo inédito, dados os rigores da verificação de adequabilidade da GIDUR/ CEF. Terceiro: a proposta está inclusa no PAC/ Habitabilidade. Quarto: pela primeira vez, nop Estado do Ceará, as pessoas vão ser retiradas do manguezal e colocadas em melhores condições de habitabilidade e condições de moradia digna. Quinto: de forma inédita será iniciada a recuperação do bioma do manguezal, da APA RIO CEARÁ.

Nenhum comentário: