segunda-feira, 31 de março de 2008

O Reitor da URCA espera que a educação seja a saída

No intuito de ampliar a interação entre os pesquisadores da área, o Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Plácido Cidade Nuvens, destaca que este ano será realizado o Simpósio Nacional de Paleontologia, de 23 a 26 de julho, com o tema “A Arte na Pesquisa Paleontológica na Bacia Sedimentar do Araripe”.

O evento pretende reunir diversos estudiosos do Brasil, como Alexander Kellner e Diógenes de Almeida Campos. As descobertas mais recentes de pesquisas na área serão abordadas.“A Universidade tem uma responsabilidade educativa, assumindo o próprio Museu de Paleontologia, que este ano está completando 20 anos”, afirma o reitor. Ele, que por alguns anos atuou como perito, no reconhecimento de peças de valor científico apreendidas pela PF.

Destaca o papel do Projeto Geopark Araripe, dentro do novo contexto de pesquisa científica, no sentido de fortalecer o trabalho em torno dos fósseis.O gerente do Geopark Araripe, Idalécio Freitas, ressalta o contrabando de fósseis de outras localidades além de Santana do Cariri e Nova Olinda, como Jamacaru, Jardim, Serra da Mãozinha e Porteiras.

Grande parte dos fósseis de grande relevância científica que poderiam estar no Cariri, hoje fazem parte de coleções de museus na Europa e nos Estados Unidos. O Museu de História Natural, em Nova Iorque, é um exemplo desse descaso das autoridades brasileiras em relação ao desenvolvimento científico no Brasil. Em museus da Alemanha e Inglaterra também podem ser encontradas espécies raras da Bacia Sedimentar do Araripe.

Também da reportagem de hoje do jornal DIARIO DO NORDESTE, instigada por nosso blogspot, na data de ontem.

Nenhum comentário: