sábado, 15 de março de 2008

Um exemplo para aplicação em qualquer cidade brasileira

São Paulo é um exemplo que qualquer cidade Fortaleza deveria seguir. No programa Jogo Político de amanhã (TV O POVO e TV Assembléia, às 21 horas), uma excelente entrevista com o secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, Walter Feldman. O programa, que excepcionalmente foi gravado, teve como tema principal as exemplares políticas de controle urbano desenvolvidas na maior capital brasileira.

Walter Feldman, que coordenava as 31 subprefeituras na gestão municipal de José Serra, conta como a cidade reconquistou seus espaços públicos que haviam sido privatizados pelos camelôs e pelas mesas de restaurantes. O que aconteceu lá deveria servir de exemplo para Fortaleza. Foram medidas simples e, a maioria, baseadas nas leis já existentes.

Ou seja, o poder público resolveu tomar as rédeas da cidade acabando com o, digamos, laissez faire (deixar fazer) fruto da omissão da Prefeitura. Significa que São Paulo rompeu com o lengalenga que usa a justificativa “social” para permitir a proliferação de todo tipo de ocupação irregular dos espaços públicos e passou a cumprir a sua obrigação. Foi a mesma concepção que levou a cidade a dar um basta à poluição visual que tanto marcava a paisagem paulistana.

Comentário do Jornalista Fábio Campos, da Coluna POLÍTICA do Jornal O POVO, com data deste próximo domingo, dia 16/03/2008.

Imagem da Praça do Ferreira, no centro, no princípio do Século XX, quando o espaço público e a paisagem urban ainda eram bens comuns valorizados e preservados, pela própria cidade e respeitado por seus habitantes. Fotografia do Arquivo Nirez reproduzida como ilustração.

Nenhum comentário: