domingo, 23 de março de 2008

O GEOPARK ARARIPE


O GEOPARK ARARIPE que está em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.


No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna.


A proposta pretende a preservação dos locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa compondo uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida.Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.
A origem da proposição se deu a partir elaboração do APPLICATION DOSSIER FOR NOMINATION ARARIPE GEOPARK, STATE OF CEARÁ, BRAZIL, resultado do Convenio de Cooperação Universität Hamburg / URCA/ DAAD, sob a coordenação do Prof. Dr. Gero Hillmer, Curador do Instituto e Museu de Paleontologia da Universität Hamburg e colaboração de professores da própria URCA e colaboradores de outras universidades, foi encaminhada à verificação da UNESCO, objetivando o reconhecimento de todas estas situações relevantes, no início de 2006.
O documento continha uma ampla documentação científica sobre o Araripe, análise territorial de mais de 60 situações relevantes e informações sobre o potencial de desenvolvimento sustentável da região sob os aspectos da Educação, Cultura, Turismo, Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Econômico, o que levou a sua aprovação, inédita, em prazo recorde, na 2nd UNESCO Conference on Geoparks, em Belfast, Irlanda, em Setembro/ 2006.
Esta aprovação na 2nd UNESCO Conference on Geoparks significa que o GEOPARK ARARIPE faz parte deste programa internacional, sendo por conseguinte o único geoparque em todo o Hemisfério Sul e nas Américas. Está condição permanece até a data presente.


Entre Julho e Setembro/ 2007, a proposição foi reavalida pelo Governo do Estado do Ceará, pelas Secretarias da Ciencia e Tecnologia, Cultura e Cidades e, também pelo Gabinete do Governador do Estado, que resolveu transformá-la em um Programa de Governo do Estado do Ceará, sendo a posteriori incluída no novo Programa Cidades do Ceará, de desenvolvimento regional, sendo também aprovada pelo BIRD/ Banco Mundial, que se compromete a alocar recursos para consolidação e convalidação do GEOPARK ARARIPE.

Em Julho/ 2007, a proposição é laureada com o premio Rodrigo Mello Franco de Andrade pelo IPHAN e Ministério da Cultura. como a melhor concepção de proteção de sítios geológicos, paleontológicos, assim como ambientais e paisagísticos de todo o Brasil, no ano de 2006. Em Outubro/ 2007, o premio é entregue no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, pela mãos do Ministro Gilberto Gil.


As demandas de recursos para implantação do GEOPARK ARARIPE foram já encaminhadas ao Banco Mundial, através do "Programa Cidades do Ceará"(1), ao Ministério da Integração Regional, através do Programa "Meso Região"(2), ao Ministério da Ciência e Tecnologia(3) e ao próprio Governo do Estado do Ceará, na medida em que esta ação é considerada um Programa de Governo.

Nenhum comentário: