sábado, 1 de março de 2008

E - mais sobre pássaros na cidade

E-mais No site de relacionamentos Orkut tem, pelo menos, duas comunidades voltadas para quem gosta de observar pássaros. Além de compartilhar fotos, os internautas trocam dicas de como criar um observatório em casa e atrair as aves. Uma delas é a comunidade “Observação de Pássaros”, que tem mais de mil membros e é atualizada com freqüência.

O Professor Luís Gonzaga Sales Jr. é um dos autores do guia Aves da caatinga, livro que pretende estimular a observação de aves no seu ambiente natural com informações básicas sobre cada espécie e ilustrações. A publicação custa R$ 55 e pode ser encontrada na livraria da Fundação Demócrito Rocha, na avenida Aguanambi, 282.

De acordo com Carlos Henrique Nogueira, membro da União Cearense de Ornitologia, tem muitas garças no Parque do Cocó e jandaias no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Já os periquitos podem ser encontrados na praça Eudoro Correia, na avenida Desembargador Moreira (em frente ao Hospital Militar). Perto de lagoas, como as da Parangaba e de Messejana, podem ser vistas garças e tetéus. A dica básica para quem gosta de observar pássaros é procurar as áreas verdes da Capital, no início da manhã ou fim da tarde.

No Rio Grande do Sul, há o Clube de Observadores de Aves, que reúne pessoas de diferentes idades e profissões que gostam de procurar e identificar pássaros daquela região. Aqui no Ceará, não existe grupo organizado desse tipo, segundo a União Cearense de Ornitologia.

Também da mesma reportagem do Jornal O POVO, a ser publicada no domingo, 02/03/2008. Reproduzida para efeito de informação por este blogspot.

Nenhum comentário: