quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O ano de 2007 foi o segundo ano mais quente da História da Terra


O ano de 2007 foi o segundo mais quente da história da Terra. A conclusão é dos climatologistas do GISS/ Goddard Institute For Space Studies, da Nasa, a agência espacial americana. A instituição faz um dos levantamentos mais respeitados sobre a temperatura do planeta.

O ano de 2007 empatou com 1998 no quesito calor. O primeiro lugar ainda é ocupado por 2005 – o ano do furacão Katrina, nos Estados Unidos, e de uma das piores secas na Amazônia.A região que mais esquentou no último ano foi o Ártico. O recorde do degelo na região superou o de 2005. Apesar do derretimento nos pólos realimentar o aquecimento do planeta – a superfície branca, que desaparece, deixar de refletir a radiação solar – os climatologistas da Nasa acreditam que as temperaturas em 2008 não ultrapassarão as de 2007.

Mas um novo recorde é previsto para os próximos anos. “Um novo recorde é esperado para o período do próximo El Niño por causa do efeito cumulativo atribuído ao aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa”, diz James Hansen, diretor do GISS e um dos especialistas em aquecimento global mais respeitados do mundo.

O ano de 1998, empatado com 2007 como o segundo mais quente, foi justamente quando ocorreu um dos El Ninõ mais fortes de que se tem notícia. Saiba mais sobre esse fenômeno que aquece de forma anormal as águas do oceano, afetando o clima no site da Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera, do governo americano.

Postado peloa Jornalista Marcela Buscato no http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/ e utilizado por este blogspot unicamente como divulgação.
Imagem de um dos incendios criminosos do Sítio Fundão no Município do Crato, na região da Bacia Sedimentar do Araripe e Cariri. Arquivo de imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: