quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

APA da Serra da Ibiapaba


Localizada nos Estados do Ceará e Piauí, na situação Noroeste da Ecorregião, a APA SERRA DE IBIAPABA é mantida pelo IBAMA, criada em 26/11/1996, situada na bio-região do complexo da Serra Grande, localizada em 20 municípios do Estado do Piauí e 6 municípios no Estado do Ceará, totalizando uma área aproximada de 1.592.550 ha, um perímetro de 851.200m e altitude que varia entre 650 a 850 m.

A APA SERRA DE IBIAPABA é administrada e fiscalizada pelo IBAMA, com objetivo de garantir a conservação dos remanescentes de cerrado e caatinga arbórea, proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora silvestres, melhorar a qualidade de vida das populações residentes, ordenar o turismo ecológico, fomentar a educação ambiental e preservar as culturas e tradições locais. Os solos sobre a chapada, principalmente latos solos, são profundos, de fertilidade natural baixa, em geral arenosos e muito bem drenados, a ponto de haver pouca água de superfície. A água infiltrada pelo topo da chapada corre por baixo do solo, emergindo em sua maioria na “cuesta” voltada para o Estado do Piauí.
Imagem da face leste da escarpa da Serra da Ibiapaba. Arquivo de Imagens Ibi Tupi e Camera Um. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados. Realizada durante expedição de reconhecimento de aspectos da Ecorregião Ibiapaba Araripe.

Nenhum comentário: