terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Parque Nacional de Ubajara


Localizado no Estado do Ceará, na ponta Norte da Ecorregião, foi criado pelo Governo Federal no ano de 1959, tem área de 563ha e um perímetro de 9.050m, sendo o menor Parque Nacional administrado pelo IBAMA. A designação vem do nome do município onde está situado, na chamada Serra da Ibiapaba, Noroeste do Estado do Ceará, à 320km da capital, Fortaleza.

Criado com a finalidade de preservar o ecossistema de Serra Úmida, visando também proteger afloramentos de rochas calcárias, bem como grutas aí encontradas, dentre as quais se destaca a Gruta de Ubajara, maior atração do Parque e acessada por meio de teleférico, contendo impressionantes formações de estalactites e estalagmites, trabalhados pacientemente pela natureza ao longo de milênios. Existem outras grutas conhecidas que entretanto não estão abertas à visitação, por falta de estruturação de apoio e segurança ao visitante e pesquisadores. Entre elas destaca-se a gruta do Urso Fóssil de grande importância paleontológica, a Gruta do Morcego Branco, a Gruta de Cima e a Gruta do Pendurado.

Composto por rochas variadas, que criam paisagens morfológicas diferentes, a "cuesta" da Ibiapaba constitui uma das mais notáveis feições topográficas do nordeste brasileiro pela extensão e continuidade da escarpa, que acompanha de perto os limites estaduais. Por outro lado, essas paisagens estão ameaçadas pela expansão urbana em direção à unidade , insularização, desmatamentos e queimadas ilegais, caça, lixo urbano e rural, esgotos e nascentes que drenam para dentro do Parque, afetando a unidade e seu entorno.
Imagem do Salão Rosa da Gruta de Ubajara. Arquivo de Imagens Câmera Um. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: