domingo, 20 de janeiro de 2008

A concepção do GEOPARK ARARIPE e o credenciamento pela UNESCO




O Geopark Araripe é uma iniciativa institucional do Governo do Estado do Ceará, representado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, coordenado pela URCA/ Universidade Regional do Cariri a partir de uma proposição de um grupo de estudo pioneiro coordenado pelo Prof. Gero Hillmer/ Universität Hamburg, com participação dos Prof. André Herzog/ URCA, Prof. Alexandre Feitosa/ URCA e Prof. José Sales/ UFC.

Em dezembro de 2005, o Governo do Estado do Ceará apresentou postulação, junto à Divisão de Ciências da Terra da UNESCO, que reconheceu em setembro de 2006 o Geopark Araripe como primeiro Geopark das Américas, baseado no Application Dossier for Nomation ARARIPE GEOPARK, Statte of Ceará, Brazil e uma primorosa seleção de situações a proteger e preservar, assim como os parametros desta ação, elaborada pela equipe técnica Ibi Tupi Projetos e Consultoria. esta coordenada pelo Prof . José Sales e Arquiteta Larissa Menescal.


O conceito do Geopark Araripe está baseado no estabelecimento de uma rede de nove unidades de conservação da natureza e da paisagem, que se estendem por uma área de mais de 5.000 km², abrangendo seis municípios diferentes da região. Cada unidade é denominada de Geotope e corresponde a um estrato e tempo geológico definido, permitindo ao visitante uma abrangente compreensão da origem, evolução e estrutura atual da Bacia Sedimentar do Araripe.


O Geopark Araripe possui ainda um escritório central na cidade de Crato e o Museu de Paleontologia da URCA, como unidades fundamentais.O Geopark Araripe desenvolve projetos inovadores de caráter social, buscando para isso o apoio e a participação de entidades públicas, privadas, não governamentais e do conjunto da sociedade. O despertar da curiosidade, do anseio de participação e da consciência, para a grandeza das riquezas naturais e culturais que nos cercam, surge como principal meta destes projetos.


Imagem de secções de coníferas fossilizadas encontradas no GEOTOPE MISSÃO VELHA, uma situação também conhecida como Floresta Fóssil de Missão Velha. até hoje não inventariada e delimitada como uma situação a ser protegida e preservada. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: