domingo, 6 de janeiro de 2008

RPPN Serra das Almas e Canyon do Rio Poty


Na RPPN Serra das Almas, no Município do Cratéus, no Estado do Ceará, nasce o Rio Poty, que percorre aproximadamente 180 quilometros, a partir da sua origem até alcançar o Rio Parnaíba, já em Teresina, capital do Piauí, onde está desembocadura, na Vila do Poty.

Neste trajeto está o Canyon do Rio Poty, um fenômeno criado pela passagem do Rio Poty por uma fenda geológica situada no limite Sul da a Serra da Ibiapaba entre o Piauí e o Ceará. O resultado é uma paisagem de indescritível beleza e que se encontra ainda semi desconhecida, sendo um local que abriga um relevo, flora e fauna que precisam ser preservados e através de sua consolidação como uma área de preservação ambiental, efetivamente protegida por lei federal.

Imagens http://www.geocities.com/achyllescosta/canyon2.htm de fotos foram tiradas por Eric Costa, Luciano Klaus e Achylles Costa,utilizadas unicamente para divulgação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero fazer uma pequena observação sobre o Poty. Sou crateuense e conheço bem o rio dentro do Ceará. Ele nasce na Serra da Ibiapaba, no município de Quiterianópolis, atravessa Novo Oriente, passa por Crateús e corta a própria mãe (a serra) no distrito de Oiticica, mun. de Crateús, formando o Cânion que pertence aos dois estados- Piauí e Ceará, porque a serra é a divisa. Sua extensão é cerca de 400km.