domingo, 13 de janeiro de 2008

A consolidação do GEOPARK ARARIPE continua em compasso de espera, no Sul do Estado do Ceará


Apesar da intensa rodada de reuniões esta semana entre a SCT/ Secretaria da Ciência e Tecnologia e a Secretaria das Cidades, sobre aspectos ligados a consolidação do GEOPARK ARARIPE, por solicitação dos representantes do Banco Mundial, no Brasil e, sua efetiva transformação em Programa de Governo do Estado do Ceará, conforme promessa do Sr. Governador do Estado, na solenidade de entrega do Premio Rodrigo Mello Franco de Andrade, em Brasília, em Outubro/ 2007, "tudo continua como dantes".

A SCT/ Secretaria da Cieência e Tecnologia julga que o projeto é uma das principais ações estratégicas naquela pasta e consta inclusive do MAPP da Ciencia e Tecnologia, que inclui em destaque a reforma e ampliação do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri. Mas nenhuma atividade se ve nesta direção, embora a licitação de obras tenha sido realizada nos fins do governo passado e o vencedor aguarda até hoje a sua contratação e a expedição da ordem de serviços.

Por outro lado, a Secretaria das Cidades, que poderia dar um "imput" à consolidação do GEOPARK ARARIPE, através da elaboração da Instrução de Tombamento dos sítios e locais protegidos, também aguarda ainda pareceres favoráveis a realização do mesmo.

Enquanto os GEOPARKS em todo o mundo "andam de vento em popa" e se consolidam como base de programas regionais de desenvolvimento sustentável e preparam o seu terceiro encontro internacional em Osnabrück 2008, na Alemanha. Esta terceira conferência mundial de geoparques terá lugar em Junho/ 2008 no Parque TERRA.vita para avaliação das políticas de consolidação deste programa da UNESCO.

A Rede Mundial de Geoparques (World Geoparks Network) foi estabelecida em 2004 através de uma parceria entre a UNESCO e a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS). Visa distinguir áreas naturais com elevado valor geológico, nas quais esteja em prática uma estratégia de desenvolvimento sustentado baseado na geologia, nos documentos fósseis de eras geológicas anteriores, na paisagem e em outros valores naturais ou humanos.

E embora sejamos ainda o único GEOPARK do Hemisfério Sul da Terra, posicionado em um dos maiores registros do Período Cretáceo de todo o planeta, muiot pouco do valor desta riqueza ambiental tem sido entendido em nosso Estado do Ceará e notadamente das nossas universidades.
Imagem de tronco fossilizado de conífera da Floresta Fóssil de Missão Velha. Situação de grande riqueza geológica e fossilífera inteiramente abandonada à sua própria sorte e a sanha da predação. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: