quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Relembrando as diretrizes de discussão deste blogspot

Nest segundo dia de 2008, queremos aqui relembrar nossas diretrizes de dicussão:

O GEOPARK ARARIPE que deveria estar em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.

No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna.

A proposta pretende a preservação dos locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa compondo uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida.Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.

O Governo do Estado através da palavra do Sr. Governador Cid Gomes prometeu transformar o GEOPARK ARARIPE em um Programa de Governo Estadual, na solenidade de recebimento do Premio Rodrigo Mello Franco de Andrade, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, em Outubro/ 2007.

Nenhum comentário: