terça-feira, 26 de abril de 2011

Caatinga: 45% desta vegetação já foi devastada

Em visita, ontem, a Fortaleza para a abertura da Semana Nacional da Caatinga, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou a importância da união entre todos para a preservação e manutenção do bioma, e que a sociedade não espere só por ações do Governo Federal e cobre os demais poderes públicos e políticos.

Apesar de os dados mais recentes sobre a situação da Caatinga só ficarem prontos em maio, Izabella Teixeira adiantou que mais de 45% desta vegetação já foi devastada. "Por esta razão é importante que a população saiba a importância de se preservar e de se criar mecanismos inovadores para também gerar renda, contribuindo ainda para a inclusão social".

Na ocasião, o deputado estadual Dedé Teixeira lembrou a necessidade da aprovação das PECs 115/95 e 504/10, que tornam o Cerrado e a Caatinga patrimônios nacionais.

A ministra informou que tem como prioridade a aprovação de projetos permanentes para a captação de recursos. "Para o financiamento de ações, estamos privilegiando o desenvolvimento de projetos que desencadeiem resultados abrangentes". Izabella Teixeira comentou que o Ministério irá busca investimentos e uma nova visão de gestão para áreas urbanas, como o Parque do Cocó, minimizando conflitos. Sobre o novo código florestal, afirmou que a postura do governo é divergente. Dizendo-se otimista, ela comentou que o tratado vai assegurar uma prática legal de agricultura. "Temos que diferenciar o pequeno do grande agricultor, já que aquele desmatou irregularmente. Vamos apresentar novas alternativas".

Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: