quinta-feira, 28 de abril de 2011

IAB promove palestra sobre Inventário Ambiental de Fortaleza

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará (IAB-CE) promove amanhã, 27 (quarta-feira), às 19 horas, mais uma edição do Arquitetura e Urbanismo em Debate. Neste mês de abril, o evento aborda o Inventário Ambiental de Fortaleza. O tema será apresentado pelo arquiteto José Sales, que coordenou o projeto.

Realizado durante 18 meses entre 2002 e 2003, o inventário é um levantamento da situação dos recursos hídricos, da orla marítima e de ocupações urbanas que interferem na conservação dos espaços naturais de Fortaleza. O estudo foi contratado pela Prefeitura de Fortaleza à Associação Técnico Científica Paulo de Frontin (Astef), vinculada aos professores do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.

A proposta do inventário surgiu no âmbito dos trabalhos de revisão da legislação urbanística de Fortaleza, que ficaram conhecidos como projeto LegFor. Para realização do inventário, foi formada uma equipe multidisciplinar composta por arquitetos e urbanistas, geógrafos, engenheiros florestais, biólogos, físicos, sociólogos e outros profissionais. Os levantamentos realizados resultaram em um diagnóstico da situação e em recomendações para programas de preservação e qualificação ambiental.

Segundo Sales, o inventário trouxe subsídios para a formulação do anteprojeto do Código do Meio Ambiente de Fortaleza, que deveria ser levado à discussão na Câmara Municipal. Infelizmente, segundo ele, a matéria foi retirada de pauta por motivos até hoje desconhecidos.

"O estudo do meio ambiente é imprescindível para o desenvolvimento de políticas públicas de preservação dos espaços naturais e muito mais quando estes estão inseridos em grandes concentrações urbanas, como o caso de Fortaleza, uma cidade consolidada sobre uma frágil planície de dunas litorâneas entrecortadas de pequenos cursos d'água e lagoas. (...) Não tem sentido o esquecimento involuntário destes resultados", declara Sales.

Arquitetura e Urbanismo em Debate é uma iniciativa do IAB-CE que pretende apresentar e discutir projetos de grande impacto para a população cearense. A intenção do evento, realizado sempre na última quarta-feira de cada mês, é reunir representantes do Poder Público, profissionais e estudantes de diversas áreas e a sociedade civil em um momento destinado ao amplo debate dos temas e à apresentação de críticas e sugestões.

Nenhum comentário: