terça-feira, 19 de abril de 2011

A COPA 2014 sem licitações

Acontecerá o que se previu: as grandes obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 - em Fortaleza e nas outras 11 cidades que sediarão os jogos do torneio da Fifa - não precisarão ser licitadas. Por absoluta falta de tempo físico - uma licitação chega a demorar mais de um ano (a de modernização do Castelão é um exemplo) - o Governo Federal lançará mão de uma Medida Provisório para afastar qualquer temor de inviabilização das obras de construção de novas avenida, viadutos, pontes, linhas de metrô e de Veículo Leves sobre Trilhos (VLT).

Assim, todos serão atendidos: as empreiteiras, que farão a festa, e os políticos e seus partidos, que enfrentarão os custos das eleições municipais de 2012 lastreados pela ajuda financeira a ser concedida pelos construtoras das obras públicas - como soe acontecer em períodos eleitorais.

Em Londres, que sediará a Olimpíada de 2012, tudo já está praticamente pronto. E tudo feito segundo as boas regras do serviço público - a começar pela concorrência pública. Até ontem, a mídia mundial não havia registrado qualquer evento ligado a irregularidades nas obras de construção dos espaços onde se desenvolverão os Jogos Olímpicos londrinos. Para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil, parece que tudo se atrasou com o claro e lamentável objetivo de provocar o que vai acontecer: a dispensa de licitação. E a multiplicação do custo.

Fonte: Coluna Egidio Serpa/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: