terça-feira, 12 de abril de 2011

Destruindo as opiniões técnicas

Jarbas Gurgel, diretor da Sociedade dos Amigos do Dnocs, rebate as opiniões sobre a existência de um processo de eutrofização no açude Castanhão, causado pela criação intensiva de peixes. Gurgel escreve: "É o cúmulo do absurdo afirmar que isto é verdadeiro, particularmente quando se diz ser uma opinião técnica!

Você sabia que a China é o maior produtor de peixe de águas doces do mundo? Que não existe preocupação com este tipo de "poluição"? Que na região tropical o processo de mineralização da matéria orgânica dissolvida e particulada é tão rápido que algum efeito visual (waterbloom) desaparece em poucas horas? Que são oito as virtudes da matéria orgânica, ou mais especificamente, dos excrementos dos peixes, como urina e fezes?

Que para o ambiente aquático a virtuosidade da matéria orgânica tem sido comprovada pelas seguintes funções: fornecedora de energia, interferidora da fotossíntese, precipitadora de nutrientes, complexadora dos metais, catalisadora do crescimento dos seres vivos, alimentadora de animais aquáticos inferiores, degradadora da água por poucos momentos (mau cheiro) e despoluidora do ambiente aquático, graças a formação de compostos químicos complexos (P, N, Na, K, Ca) que melhora a qualidade da água? Que a Resolução 357 do CONAMA é baseada em parâmetros de águas interiores de clima temperado, como de São Paulo?"

Fonte: Coluna Egidio Serpa/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: