sábado, 23 de abril de 2011

Procissão do Senhor morto reúne 8 mil fiéis no Centro do Crato


Em ato de respeito à simbologia do ´Senhor morto´, cerca de oito mil fiéis participaram, na tarde de ontem, de procissão pelas ruas do entorno da Catedral, no Centro. A caminhada aconteceu em seguida à celebração, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Tosi.

O ato lembrou a penitência, as trevas, a morte e a vida do Senhor Jesus. "Este é um momento de alegria, de renovação. Mesmo lotada, podíamos ter mais gente na Catedral atendendo ao chamado de Deus", afirma o arcebispo. As ruas pareciam pequenas para tamanha fé. A população tomou conta do Centro. No cortejo, além de padres e bispos, uma multidão seguiu a imagem de Jesus no caixão, coberto por panos, flores, cânticos dos populares que seguiam o cortejo.

A celebração do Senhor Morto é diferente de uma missa. O ato consiste na adoração ao cristo crucificado, precedida por uma liturgia da palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Um dos momentos mais emocionates da celebração foi a cena em que os padres convidaram à população a beijar a cruz.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: