sábado, 2 de abril de 2011

Corte do pau da bandeira poderá ser embargado


Numa tradição centenária, a Festa de Santo Antônio de Barbalha tem como ponto alto o carregamento do pau que servirá como mastro da bandeira do santo. Entretanto a Prefeitura de Barbalha, na região do Cariri, não cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi assinado em 2008, entre o Ministério Público Federal, Prefeitura e órgãos ambientais, disciplinando a retirada de árvore da Área de Proteção Ambiental. É o que denuncia o engenheiro ambientalista do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM-Bio), Pedro Augusto Carlos Monteiro, advertindo que, se não forem cumpridos os compromissos assumidos, mais uma vez, o transporte do pau será embargado, como aconteceu em 2008.

Monteiro afirma que nem mesmo o projeto de reflorestamento da área de onde é retirada a madeira foi feito. Ele argumenta que, por ocasião do corte da árvore, que servirá de mastro para a bandeira de Santo Antônio, dezenas de pessoas acompanham o ritual, o que tem causado um impacto ambiental significativo na área. O ambientalista do ICM-Bio sugere que, ao invés de uma planta nativa, seja utilizado um eucalipto, a exemplo do que ocorreu com a festa de São José, em Missão Velha.

Os carregadores do pau não querem nem ouvir falar na troca da árvore. Eles argumentam que tem de ser uma espécie vegetal do sopé da serra para cumprir a tradição de mais de 100 anos, conforme reforça o "capitão do pau", Rildo Teles. Novamente, ele foi escolhido para a função, e será reconduzido ao comando dos carregadores.

O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro, garante que a Prefeitura está promovendo o plantio de mudas no sopé da Serra do Araripe. Ainda hoje ele vai levar a advertência do ICM-Bio ao conhecimento do prefeito de Barbalha, José Leite, para que sejam tomadas as providências. O tema da festa este ano será inspirado na Campanha da Fraternidade 2011: "Com Santo Antônio, vocacionados e convidados a defender a vida no planeta".

O corte do pau da bandeira está marcado para o dia 13 de maio, quando os católicos comemoram a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, na cidade portuguesa..

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: