segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fortaleza nasceu do Forte Schoonemborck/ 1649

”Fortaleza desenvolveu-se a partir do forte Schoonemborck, construído em 1649 pelos holandeses no litoral cearense. Poucos anos adiante, em 1654, o forte foi conquistado pelos colonizadores portugueses e passou a ser chamado de fortaleza Nossa Senhora de Assunção, dando origem ao nome da cidade. (http://www.colorfotos.com.br/fortal/f-princip.htm)

Assim sendo, é bom deixar claro alguns pontos da conquista luso-holandesa: a partir da construção do Forte de São Tiago, na foz do Rio Ceará (começo do século XVII), iniciou-se a ocupação das terras da futura cidade (e, por consequência do Estado), não significando ainda o início de sua construção. Esse processo teve seguimento com a edificação do Forte de São Sebastião.

A futura construção, noutro ponto do território, do Forte Schoonemborck (1649), rebatizado pelos portugueses com o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, aí sim, daria início ao florescimento da cidade de Fortaleza, na margem esquerda do Riacho Pajeú.

Na nossa modesta opinião, deveria ser contada daí a idade da capital do Estado do Ceará. É bom lembrar ainda que o território cearense teve sua ocupação ampliada e iniciada pelo interior, através da criação de animais e, depois, da produção da algodão. De 1649 para cá, já se vão 362 anos.

Porém, o que julgamos mais relevante neste momento não é a discussão de uma ou outra data, mas o levantamento dos problemas da cidade, para a tentativa de intervenção do Estado e da sociedade, e sua consequente elucidação.

Como a História é feita de versões múltiplas, pode haver historiadores que discordam de uma outra versão. No entanto, cremos, que todos concordam num ponto: Fortaleza precisa ser melhor tratada!

João Teles de Aguiar,

Graduado do História pela UECE
Especialista em Docência.

Nenhum comentário: