sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Como usar a internet para salvar o planeta


O Bentivi promete acabar com a desculpa de quem diz que quer preservar o meio ambiente, mas não sabe como. O programa “Wikirota” convida os usuários a traçar pecursos que podem ser feitos de bicicleta por São Paulo. O “Permuta de Carona” liga pessoas que fazem caminhos parecidos e que, por isso, podem usar apenas um carro. As ferramentas ainda estão em fase de teste. Mas o diretor da empresa de comunicação Bentivi, Ricardo Peres, planeja lançar novas versões até a metade de outubro. Peres falou sobre a filosofia do projeto ao Blog do Planeta.


Blog do Planeta – O que as pessoas podem encontrar no Bentivi e o como elas podem usar essas ferramentas?

Ricardo Peres – A proposta do Bentivi é oferecer apoio ao meio de vida sustentável pela Internet, para que as pessoas possam adquirir novos hábitos de consumo e de convívio. Disponibilizamos programas colaborativos que viabilizam ao usuário o comportamento sustentável no seu dia-a-dia.

Blog do Planeta – Por que vocês decidiram montar uma empresa dedicada à questão ambiental?

Peres –A questão ambiental já é há alguns anos a maior prioridade dos governos e das populações do mundo. Por estarmos isolado do resto do “mundo inglês”, no Brasil isso está um pouco atrasado. Inclusive, os vídeos do Bentivi são legendados exatamente para tentar acelerar essa integração lingüística e cultural. Afinal, a língua da Internet é o inglês. O Bentivi aborda o aquecimento global como uma realidade. Fazemos uma análise dos dados e relatórios publicados por entidades credenciadas no assunto da sustentabilidade, visando estabelecer as prioridades e recomendações (relacionadas tanto à mitigação como à adaptação) que recebem atenção na produção das campanhas de ação local que organizamos.

Blog do Planeta – Como a internet pode ajudar a preservar o meio ambiente?

Peres – A internet ajuda a melhorar o meio ambiente na exata extensão em que usuários engajados com o meio ambiente se apropriam da rede para organizar ações locais, em suas comunidades e suas casas. A característica principal da internet é ser uma rede de usuários multiplicadores, que alimentam a rede. Isso descentraliza os processos de informação e de produção de conteúdo. O usuário passa a fazer parte de uma central de informação coletiva, onde o mundo todo converge na sua tela, no seu horário e de acordo com o seu critério de relevância. As comunidades podem, então, se encontrar, estejam onde estiverem, e compartilhar valores mútuos como os que dizem respeito ao meio ambiente.

Blog do Planeta – As pessoas já perceberam esse potencial da internet?

Peres – A Internet é ainda um neném e sua infra-estrutura de rede ainda não está madura. Ela é um processo de co-autoria em andamento, que convida o usuário a descobrir e participar da rede de forma livre, instintiva e deliberada. Os usuários estão cada vez mais fazendo acontecer, conforme a infra-estrutura da rede amadurece. A Internet é a melhor coisa que ocorreu para a humanidade depois da roda!

Blog do Planeta – No site, ainda não há rotas de bicicleta disponíveis e há poucos usuários cadastrados no seção de carona. Será que a idéia vai pegar? As pessoas vão se acostumar a ter de planejar suas vidas, mudando hábitos, para diminuir seu impacto no meio ambiente?

Peres – Por definição, a adoção do meio de vida sustentável é inevitável, já que a alternativa é a morte. Aquilo que não se sustenta, morre, inclusive hábitos e culturas. Nós desenvolvemos a “Wikirota” e a “Permuta de Carona” e colocamos em teste há algumas semanas. Agora estamos terminando de fazer uma análise dessas versões e adicionando atributos às duas ferramentas a partir do feedback recebido durante o período de testes. Até meio de outubro estaremos lançando a wikirota e a permuta de carona cada uma com endereço próprio e mais recursos. Também estamos preparando uma divulgação de marketing direcionada aos estudantes de universidades brasileiras.


Por Marcela Buscato. Reprodução do blogdoplaneta http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/

Nenhum comentário: