quinta-feira, 11 de outubro de 2007

VULKANEIFEL GEOPARK, Alemanha



O contexto geológico da parte ocidental das Montanhas Rhenish, na Alemanha é conteúdo básico que levou a proposição do Vulkaneifel Geopark e seu credenciamento pela UNESCO, como componente da rede European Geoparks. A concentração e variedade de crateras colocam a região de Vulkaneifel em destaque como uma dentre as maiores regiões vulcânicas do mundo.

Perto de 350 lugares de erupção contam a excitante história do Vulkaneifelanos, hoje exposta em geo - museus e numerosos geo - sites de visitação, dentro deste cinturão vulcânico de 50 km de comprimento e aproximadamente 20 km de largura, onde existem 75 crateras identificadas, das quais as oito ainda estão cobertas de água e recebem a denominação de "Olhos do Eifel." São diversas situações de grande relevância, acessadas através de trilhas e rotas selecionadas revelam aos visitantes paisagens fascinantes e inesquecíveis.

Esta herança geológica do Vulkaneifel, de valor inestimável, onde a paisagem revela a história geológica dos últimos 400 milhões de anos.Esta zona vulcânica inicia-se na cidade Mechernich e em segue em direção sul percorrendo uma área de 20 quilômetros ao norte de Bitburg. A parte sul dos "Olhos de Eifel" é conhecida como o Campo Vulcânico Westeifel.

Do ponto de vista da paleontologia, a região do Vulkaneifel ficou conhecida, sobretudo pelos seus fósseis do período Baixo e Média-Devoniano. Hoje, muitas das antigas “Covas Fósseis" são áreas naturalmente protegidas e a economia da região desenvolveu-se, devido a estes recursos naturais, notadamente as reservas de água mineral armazenadas nas crateras.

Mais informações no site: http://www.europeangeoparks.org/


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu, uma relis Cratense tive o privilégio de conhecer esse geopark!!!!!Alles gut!