sábado, 13 de outubro de 2007

Seca se alastra e atinge quase todos os municípios do Ceará


Cento e oitenta dos 184 municípios cearenses(98% do total de cidades)já estão em situação de emergencia, este ano, por escassez de água é a manchete de capa do Jornal O POVO, de hoje, 13 de Outubro de 2007. Nas 120 cidades abastecidas por carros-pipa, principalmente as comunidades rurais reclamam que é insuficiente a água que chega até elas. A emergência e a expressão que define os municípios do Sertão cearense.

Este blogspot alerta que uma proposta de requalificação ambiental da caatinga, que inclua a proteção e recomposição de vegetação ciliar das margens dos nossos recursos hídricos, mesmo os tem perenidade sazonal, assim como de controle de uso, ocupação e apropriação de recursos naturais, deverá ser composta, urgentemente, no âmbito institucional, sob coordenação do CONPAM/ Conselho de Políticas Públicas do Meio Ambiente, superando a questão assistencial que nos caracteriza a cada período de secas.

Por estarmos quase integralmente integralmente no Semi Árido brasileiro, já é hora de aprender a conviver com o nosso clima e com a fragilidade ambiental que nos caracteriza em determinados meses de cada ano. Por outro lado, é necessário que modifiquemos a postura de predação que nos caracteriza nossa trajetória "civilizatória" há mais de três séculos.
Imagem do Sertão de Canindé, de um barreiro totalmente sem água, neste mês de Outubro/ 2007, na localidade de Pedras, nas imediações de Caridade. Esta situação foi vista pelos milhares de romeiros que por ali passaram em direção à Canindé. Banco de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: