segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O GEOPARK DE BEIGUA


Localizado na região da Liguria, no noroeste da Itália, o Geopark de Beigua foi incluído à Rede Europeia Geoparques e ao Programa Geoparques da UNESCO em 2005. O contexto do mesmo inclui o território classificado como Parque Natural Regional de Beigua, o Parco di Beigua, e uma ampla zona de entorno, que abrange 10 municípios com uma área total de 39.230 ha.

O Geopark de Beigua é uma das situações mais interessantes, na região da Liguria, a partir dos pontos de vista científicos, pedagógicos e estéticos e isso é extremamente importante para a reconstrução da história geológica da Itália, em especial para a compreensão da evolução dos Alpes e as suas relações com os Apeninos. Além da extensa evidência do património geológico, em Beigua, existem áreas naturais protegidas consideradas como uma das mais ricas da região da Liguria, em relação à biodiversidade.

A situação ecológica da região é fortemente afetada pelos elementos geológicos e geomorfológicos onde é possível identificar 26 tipos principais de "unidades ambientais", caracterizando a interação dos diferentes unidades de vegetação. Além disso, o Geopark de Beigua integra um rico património histórico - cultural, cujos resultados estão presentes no próprio território ou expostos em museus da região, como as gravuras rupestres da pedra e cultura, complexos monumentais e atividades artesanais, que expressam a história da evolução dos assentamentos humanos na área.

São recursos naturais valiosos para transmissão às gerações futuras que tornam o Geopark de Beigua um território especial, não só para a conservação da sua geodiversidade, como de sua biodiversidade, mas também para a preservação e valorização da identidade cultural de cada comunidade ali contida.
O território do Geopark de Beigua está sujeito a uma série de medidas de protecção em conformidade com as diferentes legislações de proteção da paisagem e do ambiente regionais da própria Liguria e italianas, mas também é sujeito a medidas de protecção da União Europeia, relacionadas à conservação dos recursos ambientais.

Nenhum comentário: