sexta-feira, 12 de outubro de 2007

GEOPARK DE LESBOS, Grécia


A ilha de Lesbos está situada ao nordeste do Mar Egeu e com a forma semelhante à de uma folha de árvore, representa uma das maiores ilhas gregas existentes com uma área de 1.630 Km2. Na costa ocidental da ilha, o tempo e a força das ondas do mar, revelaram lentamente, restos de plantas petrificadas que existiram em um tempo remoto.

A Floresta Petrificada de Lesbos” é resultante de uma intensa atividade vulcânica ocorrida na área setentrional do mar Egeu, há 20 milhões de anos atrás. Na ilha pedaços de árvores fossilizadas são encontrados onde outrora estiveram vivas com suas raízes. Cientistas que estudaram a Floresta Petrificada falam com entusiasmo da singularidade, raridade e do grande valor científico do monumento, na medida em esta fornece informações de grande valia com relação à composição e o caráter da Paleoflora e as condições climáticas vigentes naquela época. Um documento natural sobre a história geológica da bacia egéia dos últimos 20 milhões de anos.

Em fevereiro de 2004, a UNESCO reconheceu pela documentação da GeoConservation, a contribuição natural, histórica e geológica da Floresta Petrificada de Lesbos e o incluiu na UNESCO da rede mundial de Geoparks, juntamente com todos os sócios da rede European Geoparks.

As áreas de visitação incluem o Museu de História Natural da Floresta Petrificada de Lesbos está localizado em Sigri, na costa ocidental da ilha e foi fundado em 1994, que trata de todos os assuntos relativos ao estudo, pesquisa, preservação, conservação e proteção da Floresta Petrificada (Lei 2260/94). Em anexo, existem mais cinco lugares para a visitação com a devida infra-estrutura necessária, nas quais podemos identificar: Lesvos Petrified Forest Geopark, Geopark de Sigh, Geopark de Plaka, Geopark de Skamniouda e Geopark de Nissiopi.

A área da Floresta Petrificada de Lesvos oferece uma variedade de assuntos didáticos sobre a geologia e as atividades de educação ambiental. Nos últimos dois anos, em particular, foram administrados pelo museu três seminários educacionais endereçados para os jovens desempregados e mais um está em andamento.

A participação na rede Europeans Geoparks faz cumprir atividades comuns e a realização de programas fundados pelos municípios europeus, como o INTERREG NIC e LÍDER +, onde o objetivo da aplicação de uma estratégia comum é atingir o geo - turismo e o desenvolvimento sustentável em áreas rurais.

Mais informações no site: http://europeangeoparks.org/

Nenhum comentário: