quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O GEOPARK da Reserva Geológica de Haute Provence, na França


A Reserva Geológica de Haute Provence é uma associação de empreendimentos locais que trabalham junto para um desenvolvimento sistemático do turismo em zonas, das quais têm sido ignoradas até agora pelo público. Um exemplo, foi o estabelecimento de trilhas em três vales diferentes com o apoio do programa LEADER II. Na Reserva está registrada a história da Terra dos últimos 300 milhões de anos.

A área da Reserva Geológica de Haute Provence é de 200.000 hectares, localizados no Sudeste dos Alpes, na França, incorporando um total de 55 municípios. Considerada como o maior museu geológico ao ar livre geológico na Europa com numerosos sítios fósseis e fascinantes formações rochosas. São trilhas ao redor dos diferentes lugares podem ser visitadas a partir de uma de uma séries de centros de informação.


Podem ser encontradas na reserva, pegadas fossilizadas de pássaros, como também fossilizações de plantas. Um monumento extraordinário está localizado dentro da atraente área arborizada de Saint Benot, dois quilômetros norte de Digne. Aqui uma enorme fileira de pedras está coberta com amonites. Mais de 1550 amonites são preservados em uma parede de pedra calcária com 320 metros quadrados de extensão.


São realizadas também visitas ao local onde esqueleto de um Ichthyosaurus pode ser visto. Enquanto o desfiladeiro de Verdon oferece a oportunidade para descobrir a linda paisagem da Haute Provença, como o mais espetacular dos canyons franceses com um comprimento de 21 quilômetros e precipícios de até 700 metros em altura.


Em viagens de descoberta e excursões educacionais, estudantes aprendem sobre a necessidade, e o significado da herança geológica e proteção. Centros de informação e exibições também oferecem excursões e publicações especiais para todos os visitantes. Os museus de Digne les Bains, Sisteran e Castellane são intensamente visitados, como lugares onde arte e ciência se encontram. Freqüentes são as exposições tendo como temas a arte contemporânea e o ambiente natural.

Informações coletadas em http://www.europeangeoparks.org/

Nenhum comentário: