domingo, 14 de outubro de 2007

A necessária ação de qualificação ambiental do Rio Salgado


Se faz necessária uma ação de qualificação ambiental do Rio Salgado. Primeiro: os esgotos sanitários e industriais do Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha estão destruindo aquele que pode ser considerado o mais importante recurso hídrico da Bacia Sedimentar do Araripe, afluente principal do Rio Jaguaribe, em sua origem. Segundo: toda a vegetação ciliar que o protege já foi quase integralmente extinta. Terceiro: dois dentre os nove geotopes, do GEOPARK ARARIPE, estão ligados a este contexto: Geotope BATATEIRAS, no Crato e Geotope DEVONIANO, em Missão Velha e o compromisso com UNESCO, é de consolidação da proposição até Setembro/ 2009.
Dentre as vantagens desta recuperação ambiental, do Rio Salgado, destacam-se: a bandeira de preservação ambiental é hoje suprapartidária e muito mais quando vinculada à questão do saneamento ambiental. Segundo: esta mesma bandeira não é concorrencial entre os municípios citados, pois traria benefícios à todos. terceiro: por estar vinculada ao contexto do GEOPARK ARARIPE, credenciado pela UNESCO, ela traria os olhos da comunidade internacional à regiao e à cada um dos municípios em particular. Quarto: por todos estes aspectos, ela poderia viabilizar de imediato, um consórcio intermunicipal de interesses comuns em convenio de cooperação com o CONPAM, SEMACE e Secretaria das Cidades na escala estadual e outros na escala federal, com o Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente.

Imagem da nascente do Rio da Batateira, que dá origem ao Rio Salgado, no sopé da Chapada do Araripe, no bairro do Lameiro, na sede urbana do Crato

Nenhum comentário: