terça-feira, 16 de outubro de 2007

Parque Cultural del MAESTRAZGO, Espanha




O Parque Cultural del Maestrazgo tem uma área de 270.000 ha, localizada na Cordilheira dos Pirineus, às margens do Rio Guadalupe, entre as regiões de Zaragoza e Teruel, uma terra seca e montanhosa, contexto que na Idade Média, era conhecido como Reino de Aragão, onde os "Maestrazgos"(Mestres) eram o maior destaque "mestres". Daí a denominação do Parque.

O Parque é composto de seis centros de visitação: Parque Geológico em Aliaga, o Museu de História em Mas de als Matas, o Parque Cultural de Molinos, o Centro de Ciência do Meio Ambiente em Villarluen-vá, o Parque Paleontológico em Galve e finalmente o Parque da Escultura em Hino-josa Jarque. Mas existem outros locais de visita como a aldeia de Aliaga situada a 50 km a nordeste da província de Teruel, no ponto nodal de duas dobras geológicas do Período Mesozóico, entre 220 e 65 milhões de anos, quando uma enseada de mar quente cobria parte da área. Nesta época, o fundo do mar recoberto por corais e outros animais invertebrados, recuou e os rios formados depositaram ali sedimentos, há 65 milhões de anos atrás. Depois disto, o Rio Guadalupe e seus afluentes iniciaram o desenho geológico destas estruturas montanhosas.

Este contexto de transformações está demonstrado através de desenhos e textos, onde a história da formação geológica do MAESTRAZGO é exposta para estudantes, cientistas e todas as pessoas interessadas, além dos registros reais, como do Parque Paleontológico de Galve, onde fósseis e pegadas de dinossauros, podem ser examinadas com admiração de todo mundo.
European Geoparks Informations http://europeangeoparks.org/

Nenhum comentário: