domingo, 27 de julho de 2008

Dia Internacional de Defesa dos Manguezais


Em comemoração ao Dia Internacional de Defesa dos Manquezais, representantes de comunidades de vários bairros de Fortaleza participaram, na manhã de ontem, dia 26/07/ 2008, a III Ação do Manguezal nas margens do Rio Coaçu, na Água Fria e no Sabiaguaba, as margens do Rio Cocó.


No Interior do Estado, a data foi festejada também nas localidades de Curral Velho, em Acaraú, e no Cumbe, em Aracati.Promovida pelo Movimento dos Conselhos Populares (MPC), a mobilização consistiu em atividades de educação ambiental, limpeza e caminhada pelo mangue do Rio Çoaçu, um dos principais afluentes do rio Cocó. Já o Museu Natural do Mangue da Sabiaguaba realizou uma exposição.



Em forma de mutirão, a iniciativa no Rio Coaçu mobilizou moradores dos bairros de Tancredo Neves, Vila Velha, Barra do Ceará, Cocos, Chico Mendes e Montese. Os integrantes MCP recepcionaram os moradores e distribuíram sacos plásticos que foram usados na coleta de objetos poluentes.


Principal afluente do Rio Cocó, o Rio Coaçu nasce em Pacatuba e desemboca entre as praias de Caça e Pesca e Sabiaguaba. O bar Zé do Mangue, que fica nas margens do rio, no final da Rua Tancredo Carvalho, na Água Fria, é o ponto de apoio para os que buscam lazer. De lá pode-se vislumbrar toda a beleza do mangue e sua exuberante vegetação.


Imagem do mangue do Rio Cocó, nas imediações do Sabiaguaba. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: