sábado, 26 de julho de 2008


A mais importante atração turística do Sertão Central, o complexo paisagístico do Açude do Cedro, neste município, acaba de ser contemplado com dois importantes investimentos. O primeiro, a construção de uma avenida, com iluminação e pista para ciclismo e caminhadas. O segundo estará focado na Pedra da Galinha Choca. O imenso monumento poderá ser apreciado pelos visitantes no período noturno. Potentes refletores ficarão apontados para a mais famosa obra natural da região. A novidade transformará o lugar numa atração turística a mais após o pôr-do-sol.


Os recursos são provenientes do Ministério do Turismo e da Prefeitura local. Os investimentos são da ordem de R$ 6,5 milhões, sendo 5% contrapartida da Prefeitura de Quixadá e o restante do governo federal.A ordem de serviço para a construção da via de acesso ao ponto turístico já foi anunciada. Segunda a Prefeitura, a expectativa é de que a avenida esteja concluída no fim deste ano.


Esta é primeira etapa de uma série, a culminar com a total revitalização do conjunto arquitetônico erguido pelo Imperador Pedro II.A Avenida do Cedro — como a autovia já está sendo denomina popularmente — terá seu marco inicial na bifurcação com a Estados Unidos, principal acesso rodoviário de quem segue da Capital para o Interior utilizando a CE-060. Com praticamente o dobro da largura da atual, a rodovia facilitará o tráfego de veículos até o arco do Dnocs. Dali, a pavimentação em asfalto será substituída por bloquetes de concreto até a rampa da barragem.


O objetivo é reduzir o impacto visual, aproximando o trajeto, encoberto por árvores seculares, do ambiente natural. Toda a extensão será iluminada.O primeiro trecho, de 1km, hoje sobre terra batida, ligará o bairro do São João ao Planalto Universitário. Complementará um anel viário formado por outras duas avenidas. Viabilizará o escoamento do tráfego atualmente realizado somente pelo Centro da cidade.
Todo este conjunto está incluído no Vale Monumental é um pólo ecoturístico situado na macrorregião Centro do Estado do Ceará. Abrange principalmente os municípios de Quixadá e Quixeramobim. Tem início no Portal dos Monólitos, a 160km de Fortaleza pela BR-116 e CE-359. Segue até o berço histórico do revolucionário de Canudos, o beato Antônio Conselheiro, a 46 km dali, pela CE-060 (Estrada do Algodão). Além das marcas do passado, as formações rochosas existentes na região são ideais para a prática de esportes de aventura, principalmente montanhismo e vôo livre.
Reprodução parcial de matéria do jornal Diário do Nordeste, de ontem 25/07/2008, do jornalista Alex Pimentel, com intuito de divulgação. Fotografia de Alex Pimentel. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: