quarta-feira, 9 de julho de 2008

A formação da Bacia Sedimentar e da Chapada do Araripe



Formada há mais de 130 milhões de anos, quando esta situação ainda ligada ao Oceano Atlantico e o mar invadiu o o que hoje conhecemos como sertão e formou grandes lagunas, a Chapada do Araripe é uma das principais jazidas de fósseis do planeta. Essa bacia sedimentar, que contém duas formações rochosas (Santana e Crato), é um dos únicos 40 lugares do planeta que concentram fósseis em grande quantidade e excelente estado de conservação. Essas regiões são chamadas "Lagerstätten" (´lugares de armazenagem´), janelas raras para a história do planeta Terra e da origem da vida.

Imagem de concreção da Formação Santana, Membro Romualdo onde se concentram este tipo de registro com fósseis de pterossauros, tartarugas, peixes, crocodilos e dinossauros, do acervo do Museu de Paleontologia URCA, em Santana do Cariri. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Costa. Direitos autorais reservados.

5 comentários:

Unknown disse...

Este local sagrado de pesquisas científicas, reunindo grande quantidade de fósseis marinhos, do período cretáceo, transcende de longe, o empirismo. Creio, tratar-se, de sítio arqueológico de grande complexidade, e fonte inesgotável de conhecimento.Por esta razão, deveria ser considerado, patrimônio da humanidade, com visitação restrita e monitorada. Incluirei na pesquisa que estou elaborando.

Unknown disse...

A raça humana, incluso eu como membro desta sociedade, está cada vez mais enredada na armadilha da "parafernalha" tecnológica capitalista. Colocando cada vez mais entretenimento á disposição da sociedade, que em certa medida, deixa de fazer coisas importantes para fazer coisas agradáveis. Dessa forma, o tempo para o conhecimento, torna-se escasso. Perdendo-se um tempo precioso em detrimento ao saber, á pesquisa e ao aprendizado.

Unknown disse...

Sou um humilde professor de geografia, que busca á cada momento, saber mais aprofundando os saberes desta área da ciência. Porém, noto, que os nossos alunos, estão cada vez mais distantes do interesse pelo conhecimento científico. Alunos buscam "o mínimo esforço", querem sentir-se incluídos,no consumismo insano, do mundo das aparências.Mostrar o celular novo aos colegas basta para massagear o ego. Sentir-se importante dentro do grupo é o que basta. Por tanto, não importa todo conhecimento que carrego, para eles não faz sentido.

Anônimo disse...

Tenho em mente professor , que nem todos possui o conhecimento de que a bacia cesedimentar do araripe é um das maiores ambientes de biodivervicidade do planeta e possui o maior acervo de fósseis da América do Sul

cibele rodrigues disse...

Este local sagrado de pesquisas científicas, reunindo grande quantidade de fósseis marinhos, transcende de longe, o empirismo. Creio tratar-se, de sítio arqueológico de grande complexidade, e fonte inesgotável de conhecimento.Por esta razão, deveria ser considerado, patrimônio da humanidade, com visitação restrita e monitorada.