quinta-feira, 17 de julho de 2008

Educação Ambiental no Crato


Funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (Ibama) iniciaram uma série de 13 palestras sobre “Queimadas, Incêndios Florestais e Mudanças Climáticas Globais”, em 20 comunidades do entorno da Floresta Nacional do Araripe, primeira floresta do Brasil criada por meio do Decreto nº 9226, de 2 de maio de 1946.


A iniciativa contempla regiões com histórico eminentes de queimadas, numa tentativa de sensibilização às mudanças em suas práticas agrícolas. Busca, ainda, trabalhar o importante papel desempenhado por eles, na agricultura familiar do Estado do Ceará.

As palestras estão sendo ministradas pelas servidoras do Ibama, Adiraci Oliveira de Almeida e Sabrina Rodrigues Silva. Elas falam sobre causas, conseqüências e alternativas ao uso do fogo. A propagação do fogo em áreas florestais, normalmente, ocorre com freqüência e intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionada com a redução da umidade ambiental. No Cariri, o risco de incêndio começa a partir de outubro.

Materia do Caderno Regional do jornal DIARIO DO NORDESTE, da data de hoje, 17 de julho de 2008. Imagem de uma queimada na APA ARARIPE. Fotografia de Antonio Vicelmo. Reproduções de parte do texto e imagem unicamente para efeito de divulgação.

Nenhum comentário: