terça-feira, 1 de julho de 2008

I Fauna Cariri


Deu no Jornal Diário do Nordeste, de hoje, 01 de Julho de 2008. A principal proposta do encontro no Cariri é promover o incentivo de ações de promoção da eco-cidadania. O debate permanente em torno das questões ambientais e os movimentos voltados para a Eco-Cidadania. Com essa proposta, nasce na região o “I Fauna Cariri – Mostra Nacional de Cinema Ambiental e Eco-Cidadania”, que acontecerá a partir de amanhã até 5 de julho nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda.


De acordo com o gestor técnico de Cultura do Sesc, Samuel Macedo, a principal proposta de trabalho é promover o incentivo de ações de promoção da eco-cidadania, tendo o audiovisual como referência principal. Para a organização do evento, exercer a eco-cidadania implica em trabalhar para que as pessoas tenham respeitados seus direitos civis, políticos, sociais, suas diferenças culturais e individuais, em harmonia com os ecossistemas.Além da apresentação de diversos filmes temáticos, serão realizados debates e oficinas.


São cerca de 30 filmes a serem exibidos, incluindo produções do Cariri, como o “Catadores de Pequi”, um documentário de 20 minutos, produzido ano passado com direção de Nívia Uchôa e Laerto Xenofonte.O filme trata do cotidiano dos homens e mulheres catadores da cidade de Jardim, no Sítio Cacimbas, na Floresta Nacional do Araripe. Eles acampam todos os anos de três a seis meses e juntos fazem a colheita do pequi. O filme mostra como eles moram, colhem e falam dos valores que o pequi tem para sobrevivência, além das propriedades medicinais.

Nenhum comentário: