segunda-feira, 7 de julho de 2008

Projeto resgata a memória de comunidade litorânea


Exposição de fotografias revela as histórias e as memórias de uma comunidade do litoral fortalezenseAs matas de muricis, os cactos, o farol novo - onde corre a lenda da aparição fantástica de uma falecida noiva vestida de branco em noites de lua cheia - além de becos e muros sobre as dunas.

Esses são alguns dos temas abordados pela exposição de fotografias do Projeto Historiando, da Comunidade dos Cocos, na Praia do Futuro. A iniciativa visa a resgatar a história e a memória da comunidade, através de um projeto pedagógico desenvolvido com crianças e adolescentes daquela comunidade litorânea.

A exposição fotográfica foi aberta na tarde do sábado, no Centro de Apoio Maria Adelaide, festejando o encerramento do Projeto Historiando, desenvolvido com moradores da Comunidade dos Cocos.“O Projeto Historiando é uma iniciativa de um grupo de professores de História e arte-educadores comprometidos com a educação enquanto arma de transformação social. Essa atividade visa historiar comunidades a partir de pesquisas coletivas sobre história e patrimônio locais junto a jovens moradores”, afirmou Alexandre Oliveira, educador e facilitador do projeto.

O Historiando na Comunidade dos Cocos foi realizado ao longo dos últimos sete meses em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) e o Fórum pela Educação da Praia do Futuro (Fepraf).
Reportagem do Diário do Nordeste, data de hoje, 07/07/ 2008. Reprodução unicamente para divulgação.

Nenhum comentário: