quinta-feira, 3 de julho de 2008

Seminário sistematiza estudos no Cariri


O Cariri começa a dar os primeiros passos nos estudos sistematizados na área da arqueologia, para a descoberta dos passos do homem no Nordeste. No I Seminário de Arqueologia e Educação Patrimonial do Cariri, a realizar-se entre 04 e 06 de Julho, próximos, serão debatidas vertentes de estudos na região da Bacia Sedimentar do Araripe onde cerca de 20 sítios arqueológicos já foram identificados. Os mais recentes foram encontrados no município de Milagres.


A missão agora é passar da fase de identificação desses tesouros, que podem guardar muito a trajetória do ser humano na terra. Na próxima sexta-feira, estudiosos da área de vários estados do Nordeste e do País, além de um dos maiores centros de estudos da Europa, se reunirão na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, para o I Seminário de Arqueologia e Educação Patrimonial do Cariri. O evento vai até o domingo.Serão debatidas vertentes de estudos sistematizados no Nordeste e atualidades, além de aulas de campo.


Foram escolhidos para o mini-curso sítios em área de maior altitude da Chapada do Araripe, que são os sítios Santa Fé e sítio Olho D´água. O evento marca a assinatura do protocolo de intenções entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Casa Grande, e tem apoio institucional da Universidade Regional do Cariri (Urca) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Entre os convidados confirmados está a professora doutora Maria da Conceição Lopes, coordenadora do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (CEAUCP), em Portugal. Há também a presença da professora doutora Conceição Meneses Lage, da Fundação Museu do Homem Americano, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em conservação de registros rupestres.


Segundo a coordenadora do seminário, a arqueóloga Rosiane Limaverde, um dos grandes objetivos do trabalho é iniciar uma fase de contextualização do que já existe em termos de estudos arquelógicos da Chapada do Araripe e inserir no âmbito das pesquisas elaboradas na área, no Nordeste. Ela explica que isso significa reunir o material identificado, como vestígios de cerâmicas e registros rupestres e apresentar o resultado que já se tem.


Com o objetivo de mobilizar educadores e demais interessados em arqueologia e preservação do patrimônio, este seminário é resultado de 15 anos de trabalho da Fundação, que teve sua origem no Memorial do Homem Kariri. O museu resgata e expõe o universo arqueológico e mitológico dos primeiros grupos humanos a habitarem a região, e recentemente foi apontado pela National Geographic Channel como um contraponto à depredação do patrimônio material e imaterial do Cariri.


Boa parte do material para estudos na área da arqueologia está reunido na Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, Memorial do Homem Kariri. São mais de 15 anos de estudos e preservação do material. Nos dias 5 e 6 de julho, a Casa Grande receberá, dentro do intercâmbio promovido pelo Pontão de Cultura, jovens que realizam trabalhos ou possuem afinidade com a preservação do patrimônio histórico. Vindos de cidades vizinhas, foram selecionados pela Fundação em parceria com as secretarias de Cultura locais. Também participarão, além das oficinas sobre gestão cultural, de um curso de conservação de pinturas rupestres, ministrado pela professora Conceição Meneses.


O curso e as oficinas de intercâmbio são restritos aos convidados da Fundação. Já o Seminário será aberto a todos os interessados, desde que inscritos.O diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, abordará as pretensões da instituição em relação às pesquisas. Segundo Rosiane, a participação do Iphan durante o encontro, por meio da representante da Coordenação Geral de Promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro (Cogeprom), Sônia Rampim Florêncio, será uma forma de discutir a política nacional de educação patrimonial e validar o Memorial do Homem Kariri como Museu de Arqueologia. Hoje, o local é o único representativo da área com grande acervo direcionado aos estudos e pesquisas. Também será apresentado ao Iphan o projeto de escavação do sítio Olho D´água.
Matéria do Diario do Nordeste, com data de ontem, quarta feira, 02 de julho de 2008, que pode ser consultada em regional@diariodonordeste.com.br Fotografia de Elizangela Santos. Direitos autorais preservados. Utilização unicamente para divulgação. Mais informações com a Fundação Casa GrandeMemorial do Homem Kariri. Rua Ratisbona, 564, Centro, Crato-CE(88) 3521.8133


Nenhum comentário: