terça-feira, 1 de julho de 2008

Evento nacional debate cinema e eco-cidadania

Além das produções regionais, serão apresentados trabalhos do Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Fortaleza, Espírito Santo e São Paulo. Segundo o gestor técnico, há algum tempo o evento vem sendo pensando para acontecer no Cariri. Faz parte de uma parceria entre a Cena Pop, com as produtoras Verônica Guedes e Jane Guedes, e o Sesc.

A meta é continuar os trabalhos.O real sentido, conforme Samuel Macedo, é promover a educação ambiental, usando o cinema como recurso. Ele destaca as oficinas que serão ministradas durante a Colônia Cinematográfica, nos dias 3, 4 e 5, com David Pacheco, que abordará o tema Aldeia do Olhar. Já Felipe Cacheta tratará o tema Popular e Ecológico.A abertura, no dia 2, a partir das 19 horas, no Sesc do Crato, contará com o show musical do argentino Paulo Lerner.

O trabalho reúne pesquisa em torno de instrumentos nordestinos, aproximando o som da viela à rabeca, criando um novo estilo. Haverá participação da dupla de cantadores Zé Francisco e Zé Teles e exibição do filme “Meu Brasil”, de Daniela Broitman. O encerramento será no Teatro Municipal Salviano Arraes, com apresentação do Projeto Sonora Brasil, com Orquestra do Mato Grosso, às 19 horas.

A entrada será 1kg de alimento não perecível.Para os organizadores do evento, a temática ambiental nos últimos anos vem ganhando destaque, revelando a preocupação com a crescente degradação do ambiente humano. Para Samuel, a educação ambiental passa a ser o caminho para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre essas questões, trazendo a participação coletiva para o debate voltado para ações de preservação ambiental.E é justamente no espaço onde há a primeira Floresta Nacional reconhecida por decreto lei, nos anos 40.

A maior parte da Chapada do Araripe está entre as cidades que serão sede do evento, um planalto encravado na divisa dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. A área que abriga a floresta nacional tem característica de Mata Atlântica, com riqueza de área em seu subsolo, uma Área de Proteção Ambiental (APA), e um Geopark, o único criado no Hemisfério Sul, além de uma rica diversidade cultural. É o maior museu a céu aberto do mundo de fósseis do período cretáceo.

Programa Cultura Sesc, na região do CaririRua André Cartaxo, 443Bairro São Miguel- Crato/CE(88) 3523. 4444

Nenhum comentário: