domingo, 20 de julho de 2008

A Monsanto vai ajudar a salvar o planeta?


A Monsanto, empresa fabricante de sementes e insumos agrícolas, ganhou inimizade de boa parte dos ecologistas graças a sua tecnologia de plantas transgências. Um bom número de ONGs ambientalistas teme que os transgênicos possam alterar a genética de plantas convencionais perto das áreas cultivadas.


No entanto, o uso de algumas variedades transgênicas consegue reduzir a necessidade de agrotóxicos, o que faz bem para a natureza. A polêmica continua.Agora a Monsanto quer se firmar como amiga da natureza. Para isso, está lançando a Iniciativa de Desenvolvimento Sustentável. O planto inclui três metas. A primeira é dobrar o rendimento de sementes de milho, soja e algodão até 2030.


Nos próximos cinco anos, a empresa diz que destinará US$ 10 milhões ao setor público de pesquisa para melhorar o rendimento de novas variedades de trigo e arroz. A cada ano, um painel mundial de experts selecionará um projeto diferente, que receberá US$ 2 milhões em investimentos.


O segundo compromisso da Monsanto é desenvolver, também até 2030, sementes que reduzam em 1/3 a quantidade de recursos para o cultivo das plantas. Variedades de milho, soja e algodão serão capazes de produzir mais sem a necessidade de aumentar a área da lavoura, permitindo menor uso de água, energia e insumos agrícolas.


E a terceira meta da Monsanto é compartilhar conhecimentos com pequenos produtores e agricultores de baixa renda. A empresa estabeleceu parcerias com produtores de tecnologia e quatro organizações governamentais na África para o desenvolvimento de variedades de milho tolerantes à seca, investimento em banco de sementes e sem cobrança de royalties.


A expectativa é melhorar a qualidade de vida desses agricultores ao ampliar a rentabilidade da lavoura e possibilitar a redução de agentes químicos no campo. O milho transgênico tolerante à seca desenvolvido para as condições africanas deve chegar ao mercado em dez anos, segundo a Monsanto.Será que essa iniciativa ajuda a mudar a imagem da empresa?


Postado pelo Jornalista Alexandre Mansur no blog do Planeta. http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/. Reproduzido unicamente para divulgação da informação.

Nenhum comentário: