terça-feira, 26 de maio de 2009

Barbalha se enfeita para a Festa de Santo Antonio


Este município começa a ter em suas ruas cores e tons da mais tradicional festa do Estado alusiva ao Padroeiro Santo Antônio. Até o dia 30, a decoração será realizada por toda a cidade, onde estão sendo montados quatro palcos, incluindo o maior deles, no Parque da Cidade. Os shows, em grande parte, serão gratuitos, já que nos anos anteriores essa parte da festa era terceirizada.

Cerca de 50 grupos de tradição popular serão mobilizados para a abertura, com missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, e cortejos durante o dia por toda a cidade, além do pau da bandeira, no dia 31 de maio, primeiro dia da festa. O município espera, no primeiro dia da festa, uma movimentação de mais de 300 mil pessoas.São mais de 30 pessoas entre costureiros, decoradores, auxiliares de serviços. O investimento na decoração este ano é de R$ 96 mil.

A idéia, para minimizar os gastos e atuar de forma ecologicamente correta, foi aproveitar ao máximo o material, com a reciclagem. Uma das coordenadoras da ornamentação da cidade é Maria de Fátima de Sá Barreto Ribeiro. O cipó, segundo ela, é um dos adereços usados, proporcionando um trabalho mais natural. Cerca de dez bonecos são recuperados para serem levados às ruas.Boa parte da cidade já recebeu as tradicionais bandeirolas coloridas. De frente à Igreja do Rosário, no Centro, um teto de bandeirolas. No local, será montado um dos palcos do evento, além do Marco Zero, Praça da Estação e dentro do Parque. Entre as atrações este ano, estarão presentes músicos como Geraldo Azevedo, que marcará presença na abertura, Joãozinho do Exu, Luiz Fidélis e Forró Kaquiado. Músicos com Dorgival Dantas, Chico Pessoa, Flávio Leandro também farão shows durante a programação.

O Secretário de Cultura de Barbalha, Dorivan Amaro dos Santos, afirma que este ano houve uma ampliação dos espaços ornamentados, de cinco para 15 ruas da cidade, incluindo os bairros como o Bela Vista. Outra novidade para este ano é a instalação da cidade cenográfica, retratando os prédios antigos de Barbalha, dentro do Parque da Cidade. Também serão montadas tendas de artesãos, para comercialização do produto dentro do parque, além de comidas típicas. A tenda Brasilis será um espaço, uma parceria entre Sesc e Prefeitura, para apresentações de artistas no local.

Reportagem da Jornalista Elizangela Santos para o Caderno Regional do Diário do Nordeste. Vale a pena conferir. Vale a pena também conferir a festa.

Nenhum comentário: