quinta-feira, 7 de maio de 2009

Em Fortaleza, audiencia pública Pró Parque Rachel de Queiroz


A Câmara Municipal de Fortaleza, realiza hoje, 07 de Maio de 2008, uma audiencia pública para debater a questão do PARQUE RACHEL DE QUEIROZ. A mesma se dará no Colégio Santa Izabel, na confluencia das Avenidas Mister Hull e Parsifal Barroso.

O Movimento Pró Parque RACHEL DE QUEIROZ, surgiu para reinvindicar transformação das áreas de proteção e preservação ambiental dos recursos hídricos do Riachos Alagadiço e Cachoeirinha em um grande parque público para o atendimento a demanda de mais de meio milhão de habitantes de Fortaleza que vivem neste entorno.


A proposta do Parque Rachel de Queiroz envolve a recuperação ambiental urbana das subbacias do Riacho Alagadiços desde o Açude João Lopes e complementarmente do Riacho Cachoeirinha, desde o Açude Santo Anastácio, até o Rio Maranguapinho, em um extensão aproximada de 12,5 quilometros, através de mais de 20 bairros da Zona Oeste de Fortaleza, consolidando uma intervenção de recuperação deste contexto hídrico, das situações lindeiras e reservas de vegetação ainda existentes, da ordem de 254 hectares, distruídos em 15 setores urbanos, para usufruto da população ali residente.


A mesma foi composta, sob a coordenação do Professor/ Arquiteto José Sales/ DAUUFC, por solicitação e contratação da SEMAM/ Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, ainda em 2002 e, mesmo que este ideário já estivesse em discussão desde 1995 em diversos fóruns e audiencias públicas. E muito embora a mesma tivesse sido inteiramente desenvolvida, nunca foi consolidada, durante todos estes anos, nem em uma se suas menores partes. Em algum momento desta trajetória a mesma foi apresentada a Ministra Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, sendo considerada modelar, ao convalidar diretrizes de recuperação ambiental urbana para intervenção em áreas de grande densidade demográfica e ocupação.


Imagem da Sede do Sítio PICI de Daniel Queiroz, pai da Escritora Rachel de Queiroz, localizada no Bairro do Henrique Jorge, onde se consolidaria uma das partes do Parque. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.

Nenhum comentário: