segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ferreira Gullar: quem tem medo da CPI da PETROBRAS

O poeta Ferreira Gullar escreveu neste domingo sobre a CPI da Petrobras e a reação do governo em sepultar essa história. Confira:“Ao saber que a oposição pretendia criar uma CPI no Senado para apurar denúncias de irregularidades ocorridas na Petrobras, Lula saiu-se com esta: “Isso é, no mínimo, antipatriótico”. E seu ministro das Comunicações, logo logo: “A oposição subestima o orgulho que a população tem da Petrobras”.

Mas quem constatou aquelas irregularidades foram o Tribunal de Contas da União, a Receita Federal e a Polícia Federal. Serão, os três, inimigos da pátria e do povo? Apurar irregularidades numa empresa da importância da Petrobras é zelar por ela e pelos direitos de seus acionistas.

Mas algo, nesta CPI, assusta o governo. Se não há nada de grave a apurar na administração da empresa, por que tanto medo? As tentativas de desmoralizar a CPI, antes que comece a funcionar, chegam a ponto do ministro Paulo Bernardo afirmar, sem nenhum respeito à inteligência alheia, que o objetivo do PSDB é desmoralizar a Petrobras, para em 2010, chegando ao poder, privatizá-la. O mesmo argumento fajuto com que derrotaram o Alckmin, em 2006. Debaixo desse pirão, tem carne.”

Deu na Folha de São Paulo(Folha Ilustrada) e em diversos blogs, ontem.

Nenhum comentário: