segunda-feira, 25 de maio de 2009

Exposição itinerante nos Inhamuns

Como parte das atividades da 7ª Semana Nacional de Museus, a Fundação Bernardo Feitosa e o Museu Regional dos Inhamuns realizam, até o dia 29 de maio, a exposição itinerante “Testemunhos da Paleontologia e Arqueologia nos Inhamuns”. A inauguração ocorreu na manhã da última sexta-feira (dia 22), no Auditório Lili Feitosa, do Liceu de Tauá.

Além deste, os municípios de Parambu e Quiterianópolis também vão receber a exposição de arqueologia e paleontologia.De acordo com Fátima Feitosa, da Fundação Bernardo Feitosa, serão exibidos peças de arqueologia e fragmentos de animais pré-históricos, que comprovam ter havido uma megafauna (existência de animais de grande porte) na região dos Inhamuns há milhões de anos.

Uma equipe da fundação vai orientar a visitação e tirar dúvidas do público sobre as peças exibidas nesses locais.“Os museus têm uma função importante de divulgar e ser instrumento de educação, permitindo o desenvolvimento do senso crítico dos visitantes e a promoção da cidadania. Nesse sentido, é importante fazer com que esse patrimônio, que é de todos, chegue até públicos que desconhecem a existência desses artefatos ou não poderiam se deslocar até onde eles estão”, explica Fátima Feitosa.

Dentre os destaques, estão pontas de lança e material lítico como o almofariz, objeto rústico de pedra utilizado pelos índios Jucás para pilar alimentos. Já na parte de arqueologia, serão mostrados fragmentos de ossos de preguiça gigante, mastodonte (ancestral do elefante), toxodonte (ancestral do rinoceronte) e tatu gigante, além de fragmentos de unha de um tigre-dente-de-sabre.

Matéria do jornal Diário do Nordeste. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: