domingo, 17 de maio de 2009

Meio Ambiente: perguntas que o Presidente Lula não responde

O Brasil é o quarto maior emissor de gases que aumentam a temperatura do planeta e alteram o clima da Terra, mas o presidente Lula e a Ministra Dilma Roussef, que de fato mandam no governo, desprezam o tema. Lula apenas repete que as alterações no clima foram causadas pelos países ricos e que eles é que devem encontrar uma solução. Dilma é uma prega o crescimento econômico pelo crescimento econômico. E só.

Duas regiões no Brasil sofrerão mais com as alterações no clima. No semiárido, uma das regiões mais pobres do País, onde já faltam todas estruturas de atendimento à população, aumentará ainda mais a escassez de água. Os pobres, mais uma vez, serão os mais atingidos. E boa parte da floresta amazônica vai se transformar em savana. Isso alterará o regime de formação das chuvas que saem de lá e vão se precipitar no cone sul da América do Sul, onde irrigam as regiões onde é produzida a maior parte dos alimentos que consumimos no Brasil e que exportamos. Ou seja, diminuirá a produção de comida.

Pergunta 01
Por que o governo não desenvolve uma política consistente de enfrentamento das mudanças no clima?
O Brasil liderou o debate sobre as responsabilidades comuns porém diferenciadas sobre as emissões históricas. Embora ainda mantenha capacidade de influir nas negociações internacionais, passou a se omitir desde que aumentaram as taxas do crescimento econômico baseado na derrubada e queimada de florestas. Em dezembro, acontece a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima em Copenhagen. Barak Obama, Nicolas Sarkozy, Angela Merkel e Gordon Brown tentarão protagonizar o evento, que vai definir as ações contra as mudanças climáticas na segunda fase do Protocolo de Quioto, a partir de 2012. Está aberta janela de oportunidade política para o Brasil assumir a esta da principal questão do século 21.

Pergunta o2
Por que Lula não chefia pessoalmente a representação do Brasil à CoP15 e se projeta como líder mundial?
Parte considerável das emissões de gases poluentes se origina da queima de combustíveis fósseis. A Petrobras avalia que o pré-sal pode ter até 50 bilhões de barris, que demandarão 160 bilhões de dólares para serem explorados. Colocada no mercado, parcela considerável desse petróleo será queimada e vai agravar ainda mais a mudança no clima.

Pergunta 03
O governo considera não explorar o pré-sal e, em vez disso, investir tudo na viabilidade das energias do vento e do sol, como o fez nos anos 1970 para desenvolver o álcool combustível?
Em agosto de 2008, BNDES, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal assinaram protocolo de intenções se comprometendo a adotar critérios sociais e ambientais antes de conceder seus empréstimos. Mas os bancos continuam a financiar atividades que causam a destruição das florestas, desconsiderando até que pesam suspeitas de fraude e incompetência na emissão de licenças ambientais em estados campeões de desmatamento, como Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O BNDES chegou a propor ao Banco Central uma linha de crédito para financiar a modernização do sistema ambiental desses estados, reconhecendo que as licenças em que se baseia para conceder seus vultosos e subsidiados empréstimos são frágeis, para dizer o mínimo.

Pergunta 04
Por que o próprio governo não para, agora mesmo, de fornecer o dinheiro que desmata e emite os gases que causam as mudanças no clima?

Matéria do Jornalista Carlos Tautz. Publicado no Blog do Noblat http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

Nenhum comentário: