sábado, 13 de outubro de 2007

O Rio Salgado, na Bacia Sedimentar do Araripe

O Rio Salgado, principal afluente do Rio Jaguaribe, nasce no Crato, no Distrito do Lameiro, no pé da serra do Araripe, com o nome de Rio da Batateira. As águas cristalinas do Batateira, em sua nascente, vão sendo poluídas gradativamente em todo o seu traçado, já a partir da sede urbana do Crato, passando por Juazeiro do Norte e seguindo em direção à Missão Velha.

E aí vai um alerta do Professor José Cícero, do Crato: "Temos 42 km do Salgado percorrendo este município, isso aumenta a nossa responsabilidade no sentido da sua preservação, sobretudo no tocante a prática pedagógica. Por incrível que pareça ainda temos alunos que mal conhecem o Salgado e menos ainda o importante papel que este manancial desempenha para o equilíbrio dos ecossistemas", completa.

Portanto, completa ele, não é nenhum exagero afirmar que o rio Salgado está pedindo socorro. Alguns sinais como a total ausência de mata ciliar em boa parte do trajeto, as ilhas de areia são evidências diretas do assoreamento, da erosão provocada pelo desmatamento indiscriminado ao longo das suas margens, bem como a sensível diminuição da fauna e flora aquática e da cobertura vegetal do seu entorno. A desobediência ao código florestal que obriga o atendimento a faixa de mata ciliar como área de preservação permanente, por estas bandas é algo que todos sequer ouviram falar um dia, assevera.

Nota reproduzida do blogspot do Jornalista Tarso Araújo - http://www.blogdotarsoaraujo.blogger.com.br/ - para efeito de divulgação.

Veja também noticias: 03.05.2005 - Poluição degrada bacia do Salgado em http://www.saude.ce.gov.br/clipping/modules.php?name=News&file=article&sid=3699

Na concepção do GEOPARK ARARIPE existem dos Geotopes que são ligados ao Rio Salgado: o próprio GEOTOPE BATATEIRA, que corresponde à Nascente do Rio Batateira, Cascata do Lameiro e Sítio Fundão e, GEOTOPE DEVONIANO, na Cachoeira de Misão Velha.

4 comentários:

José Cícero disse...

Diletos amigos do Blog "geopark Araripe" fico extremanete feliz por descobrir garimpando a internet este belo e fundamental canal que tem como missão precípua a defesa da biodiversidade Caririense. Desejo a partir de então, caso necessitem ser um colaborar deste veículo por meio dos meus trabalhos de pesquisa ligados ao meio ambiente e o bioma regional. Por fim, faço-lhe apenas uma correção, posto que no comentário aqui veiculado retirado de um artigo de minha autoria sobre o rio Salgado contido no blog do jornalista Tarso Araújo, está aqui constando ser eu do Crato(que seria uma honra), porém sou de Aurora. Parabéns a todos vocês, que o Pe. Cícero e São Francisco(O santo da natureza)os ilumine.
Prof. José Cícero -
Revista Aurora.
Aurora - CE.
joseciceropcb@hotmail.com
www.revistaaurora.com

José Cícero disse...

Olá amáveis companheiros do 'Geopark Araripe':
A priori, quero lhes dizer que o trabalho que vcs realiza em prol da natureza é a um só tempo: esperança e sonho de um planeta melhor e sustentável a partir do nosso belo Cariri.
Em tempo - Aos que desejarem conhecer os meus trabalhos neste campo podem acessar:
www.revistaaurora.com www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
Ficaremos todos agradecidos.
Mui grato,
prof. José Cícero
Aurora-CE.
jccariry@gmail.com

Merce Distribuidora disse...

caros leitores, gostaria de consternar minha tristeza ao ler este comentario que o rio salgado pede socorro! Gostaria tambem de dá inicio a uma campanha VAMOS SALVAR O SALGADO! Tenho pessoas influentes na região que estão disposta a levantar essa bandeira. meu e-mail ellegancehair@hotmail.com

Anônimo disse...

just stopping by to say hi