sábado, 28 de junho de 2008

Fontes de água, na APA ARARIPE, serão retomadas para garantir fluxo hídrico


Um grupo de trabalho formado por representantes da Área de Proteção Ambiental do Araripe, Prefeitura Municipal do Crato, Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Salgado e Superintendência Estadual do Meio Ambiente indicou as 79 fontes que serão desapropriadas com o objetivo de facilitar a distribuição das águas para as comunidades do sopé da Chapada do Araripe.

A iniciativa atende ao cumprimento da primeira cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado no dia 28 de maio, depois de uma reunião realizada no Teatro Salviano Arraes, com a presença de dirigentes de órgãos ligados ao meio ambiente e proprietários dos terrenos onde estão localizadas as fontes, sob a presidência do promotor de Justiça do Crato, Elder Ximenes Filho.

O próximo passo, de acordo com o documento, será a retirada dos canos da boca das fontes, que estão conduzindo água para as mansões e clubes situados na parte baixa da serra. Já foi construída uma caixa d’água, ao lado da fonte da Batateira, que fará a distribuição racional dos pontos de nascentes.

O objetivo, segundo o projeto, é facilitar o acesso da comunidade às fontes de água perene que, até hoje, estão sendo exploradas exclusivamente pelos proprietários da terra como um bem particular.“A água, segundo os ambientalistas, é um bem fundamental para a vida. Sem água não há vida. É um bem comum, que não pode nem deve ser privatizado”. Com base nestes argumentos, todas as nascentes do Crato serão desapropriadas. A decisão será extensiva a outros municípios do Cariri, cujas fontes estão privatizadas.

Matéria de hoje, 28/06/ 2008, do Caderno Regional, do jornal, Diário do Nordeste. Reproduzida por este blogspot para efeito de divulgação.

Imagem de uma das fontes do Parque Municipal do Riacho do Meio, em Barbalha, classificado como Geotope Arajara. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados,

Nenhum comentário: